sábado, 12 de abril de 2014

JOVENS DE PENACOVA BRILHAM NO CAMPEONATO MUNDIAL DE ARTES MARCIAIS


Esta sexta-feira tive o grato privilégio de assistir ao incio do Campeonato Mundial de Artes Marciais, com todos os estilos credenciados na World All Styles, que decorre durante este fim de semana no magnifico pavilhão desportivo de Vagos, e que conta com a participação de cerca de 4 000 desportistas oriundos de 50 países.
Foi no meio desta pequena multidão, apinhada à entrada do recinto desportivo, que reconheci gente do meu concelho, e foi também no meio destes 4 000 atletas, que descobri três jovens residentes na localidade de Aveleira, que estavam ali exatamente para participar no campeonato mundial na modalidade de Kempo Chinês.
A Samanda Patrícia Silva Lopes, de 8 anos de idade, aluna do 3.º ano da escola de Aveleira, a Débora Carvalho e a Jéssica Ralha.
Quando saí do pavilhão, já ao final da tarde, a Samanda Patrícia tinha conquistado o 3.º lugar na sua modalidade de cinto branco/amarelo, e tinha, por isso mesmo, ganho uma medalha de bronze no Campeonato Mundial de Artes Marciais. Aos 8 anos de idade, e concerteza de uma forma perfeitamente anónima, acaba de ser medalhada num campeonato do mundo. Da Débora e da Jéssica soube que estavam apuradas para as finais, que se realizam este Sábado e Domingo.
Confesso que saí radiante e com um admirável sentimento de gratidão à Vida, por me ter permitido saborear estes momentos. Afinal, fui talvez o único cidadão Penacovense, para além dos Pais e Avós que as acompanhavam, a poder partilhar com estas atletas a sua participação num campeonato desta dimensão.
Decidi, por isso, mesmo antes dos resultados finais, felicitar a Samanda Patrícia, a Débora e a Jéssica e dividir a minha alegria com os leitores deste espaço, que certamente a multiplicarão através desta infinita estrada virtual.

Um aspeto do pavilhão